Audi A1

Já era tempo da Audi entrar no grupo de fabricantes que tem um carro que combina mais com uma loja de brinquedos do que com uma concessionária. Com o A1 a marca alemã pretende brigar de igual para igual com a sua arqui-rival, a BMW que, com a Mini, vem ganhando o coração e a garagem de muitos jovens no mundo.



A comparação é direta, não tem jeito. Mini e A1 são inimigos, sempre que falar de um, o outro não poderá ficar de fora. Mas, mais que um carro-brinquedo, a Audi que entrar no concorrido seguimento dos compactos na Europa, que movimento uma boa grana, e conta cm quase todos os fabricantes querendo pegar um pouco do bolo.

O desenho do A1 é muito interessante, vê-se que é um Audi de cara. O focinho de mau e a gigantesca entrada de ar denotam isso. O arco to teto prateado faz com que o carro possa ter dezenas de combinações de cores, além de alguma originalidade.

As lanternas contam com leds e as rodas, como sempre são muito bonitas. Por dentro o A1 tem um painel que faz lembrar uma asa de um avião e tudo, ou praticamente tudo nele tem algum nível de personalização. Revestimentos de bancos, portas, cores do painel, crês de acabamentos, entre outros estão na lista das personalizações.

Para ajudar a aguçar a esportividade característica dos modelos Audi, há um pequeno spoiler na parta superior traseira do vidro do carro.

As motorizações serão 4 de início. Duas unidades à gasolina e duas à diesel, as preferidas no velho continente. Os motores à gasolina serão o 1.2e o 1.4, ambos TFSI, o primeiro com 86 cv e o segundo com 122 cv. Já as versões diesel poderão contar com os motores 1.6 TDi de 90 ou 105 cv, ambos turbinados.

Todos são bastante econômicos, o destaque fica para os TDi que podem alcançar mais de 25km/l em consumos combinados entre cidade e estrada, tudo isso com uma baixa emissão de CO2.

Todas as versões contam com caixa manual ou tiptronic automática. Além disso sistema start-stop para desligar e ligar o motor quando necessário e sistema para recuperação de energia quando da utilização dos freios são itens que serão encontrados nos A1.

Na segurança há ESP, airbags (6 no total), contos com pré-tensores, retrovisores aquecido, Cruise-control, luzes em LED, sensores de estacionamento entre outras coisas mais.

Estilisticamente falando o que mais agrada é o teto panorâmico que dá definitivamente o ar de brinquedão ao carro. Isso também o coloca como forte candidato ao sucesso para as estações de maior calor, já que internamento o carro não acumula o calor que entra pelo teto. Ainda não há previsão do A1 chegar por aqui, mas com certeza ele virá. Provavelmente com o 1.4 TSFI.